Bibliotecas Escolares

A Biblioteca Escolar (BE) constitui um recurso básico do sistema educativo, sendo-lhe reconhecido um papel central nos domínios da leitura e da literacia, da aquisição de competências de informação e do aprofundamento da cultura em geral.

É, portanto, uma estrutura assumidamente núcleo da organização pedagógica de toda a escola, contribuindo para a formação integral dos alunos, mediante o desenvolvimento de competências nucleares e transversais, nomeadamente através da aquisição de hábitos de trabalho baseados na pesquisa de informação, no estímulo do prazer de ler, no fomento de valores culturais, na educação para a cidadania e na promoção da aprendizagem ao longo da vida.

As BEs são, então, instrumentos essenciais na operacionalização do Projeto Educativo, do projeto Curricular de Escola e das demais atividades previstas, tendo como principal objetivo apoiar e incentivar a investigação/pesquisa do conhecimento nas diversas áreas do saber. Assim, todos os materiais que aí se encontram constituem recursos pedagógicos importantes para o apoio e complemento das atividades letivas, recorrendo, por exemplo, a uma metodologia de articulação de aprendizagens ou/e para a ocupação de tempos livres e de lazer.

Esta estrutura assume, deste modo, os princípios orientadores do Manifesto das Bibliotecas Escolares, da UNESCO, assim como os constantes nas Diretrizes da IFLA/UNESCO para Bibliotecas Escolares.

As BE constituem, conjuntamente com a BM (Biblioteca Municipal), a Rede de Bibliotecas de Sobral de Monte Agraço (RBSMA), prevendo-se o empréstimo interbibliotecas.

Documentos Orientadores da BE

Share by: